INSCRIÇÕES ABERTAS

Comissão de Direito Internacional do Instituto de Advogados da Bahia – CDI-IAB e o MeuCongresso.Online tornam público e convocam todos os estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas das áreas de Direito Internacional e Relações Internacionais para participar do processo seletivo de artigos para serem apresentados e publicados nos Anais do 1º Congresso Virtual de Direito Internacional e Relações Internacionais.

18 A 21 DE NOVEMBRO DE 2020

Edital: clique aqui
Incrições: clique aqui
Programação: clique aqui

O Congresso de Direito Internacional e Relações Internacionais nasceu com a proposta de se discutir questões relevantes envolvendo as duas áreas, com o diferencial de fomentar o debate interdisciplinar e disseminar o conhecimento de maneira mais acessível e ampla por todo o país.

O evento, que tem a sua primeira edição no ano de 2020, é a oportunidade de internacionalistas do Brasil inteiro apresentarem as suas pesquisas e compartilharem conhecimento, num ambiente voltado exclusivamente para a discussão de temáticas pertinentes ao âmbito internacional.

GRUPOS DE TRABALHO

Direitos Humanos. Direitos Humanos e democracia. Grupos vulneráveis. Violação dos Direitos Humanos. Justiça de transição. Tráfico de pessoas. Sistemas regionais de proteção dos Direitos Humanos. Tribunais internacionais e decisões em matéria de Direitos Humanos. Justiça penal internacional. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

01
PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Cenários prospectivos de natureza das relações internacionais. Conflitos. Balança de poder. Ordem e sistema internacional. Globalização. Tópicas de política externa (nacional ou internacional). Relacionamentos bilaterais e multilaterais. Diplomacia. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

02
ANÁLISE POLÍTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Direito comunitário. Paradiplomacia. Cooperação técnica e financeira. Desenvolvimento regional. Organizações internacionais. Corrupção, drogas e tráfico. Proteções e imunidades diplomáticas. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

03
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Crises migratórias. Políticas de integração. Discriminação, preconceito e xenofobia. Nacionalidade e naturalização. Refúgio. Apatridia. Atuação de instituições. Questões de gênero e minorias. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

04
IMIGRAÇÃO E IDENTIDADE

Conflitos armados. Espionagem. Ciberespaço. Proteção de dados. Geopolítica e geoestratégia. Hard power e soft power. Missões de paz. Diplomacia. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

05
SEGURANÇA INTERNACIONAL

Tributação internacional. Guerra comercial. Transporte e logística internacional. Legislação. Tópicos de direito privado de natureza comercial. Práticas desleais. Contratos internacionais. Conflitos comerciais. Balança comercial. Atuação das organizações. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

06
COMÉRCIO INTERNACIONAL

Proteção internacional do meio ambiente. Patrimônio histórico. Atuação das organizações. Conferências internacionais sobre os temas. Enfrentamento de pandemias. Futuro da educação. Acesso à saúde. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

07
POLÍTICAS AMBIENTAIS, EDUCACIONAIS, DE SAÚDE E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Tendências e novas abordagens do Direito Internacional e das Relações Internacionais. Evolução histórica. Teorias clássicas. Aspectos filosóficos e sociológicos do DI e das RI. DI e arte. RI e arte. Outros temas não elencados e que tenham pertinência temática com os assuntos anteriormente tratados.

08
NOVOS PARADIGMAS